quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mestres e Instrutores



Vem este artigo ainda a propósito do 35º Campeonato Nacional da AKSP Seigokan de Portugal, que decorreu no passado Sábado, dia 5 de Junho de 2010.
Foi com alguma desilusão que se assistiu a alguns comportamentos menos dignos daqueles que deveriam ser os primeiros a dar o exemplo de humildade, carácter, espírito de família Seigokan e compostura.
De facto, alguns Instrutores da Seigokan não estiveram à altura do Evento e protagonizaram cenas lamentáveis e tristes.
Passaram-se já 35 anos de Seigokan em Portugal e 32 de campeonatos nacionais, mas parece que os maus exemplos e fantasmas do passado foram ressuscitados.
Julgavam-se já definitivamente enterrados os comportamentos mesquinhos, individuais, de grupo, equipa ou dojo, em prol do bem comum e do engrandecimento da Seigokan em Portugal.
O incitamento à violência por parte dos seus discípulos, a interpelação constante dos juízes de mesa, a contestação das arbitragens, foram alguns dos tristes comportamentos verificados.
Tais comportamentos levaram no passado às cisões que todos conhecemos e que resultaram no empobrecimento da Seigokan na quantidade de membros, mas não na sua qualidade, ao invés dos seus protagonistas, que, esses sim, ficaram mais pobres, em História, na quantidade de membros e na qualidade do seu Karate-Do.
Costuma-se dizer que, tudo está bem quando acaba bem, que foi o que aconteceu no final, com o elogio generalizado das arbitragens que foram consideradas isentas, mas contudo... fica a nódoa.
Cada vez menos sinto apetência pela Competição, que disvirtua o Espírito do verdadeiro Karate-Do.
Os comportamentos diferenciam de facto, e na prática, um Instrutor de Karatedo de um Mestre, independentemente da sua graduação.
Conclui-se assim, que se pode possuir uma graduação elevada (Dan), mas não se possuir o espírito e a postura suficiente para vir a ser algum dia um verdadeiro Mestre de Karate-Do.
A Técnica não é de facto suficiente para formar um Mestre de Karate-Do.
Cada vez menos. A Filosofia e o "Do" são o mais importante.
Senão, enveredem antes pelo Kick-Boxing ou pelo K-1.

A meditar por parte de todos e principalmente pelos visados...

Eduardo Lopes

0 comentários:

Enviar um comentário

Portugal Seigokan Forum